O Coritiba conquistou um título inédito na noite deste domingo (01). No município gaúcho de Alegrete, a piazada coxa-branca fez história conquistando o Encontro de Futebol Infantil Panamericano (EFIPAN) pela primeira vez. A inédita conquista veio com muita emoção, já que o Coxa venceu o Grêmio nos pênaltis, por 3 a 1. No tempo normal o duelo acabou 1 a 1.
“É uma geração de muito valor, com muita disciplina. Eles trabalharam muito por esse titulo. Estou muito feliz por colocar, junto com esses garotos, o nome do Coritiba na história dessa competição tão tradicional”, disse o treinador coxa-branca, João Nogueira.
O EFIPAN é uma das competições mais renomadas do futebol de base da América do Sul. O torneio viveu em 2015 sua 35ª edição e teve o Coritiba como grande campeão. Grandes craques do futebol mundial, como Riquelme, Tévez e Neymar, por exemplo, já disputaram a competição. Neste ano, o campeonato foi direcionado aos garotos que nasceram a partir do ano 2001.
Além de vencer o Grêmio na decisão, o Coxa teve grandes desafios pelo caminho e passou inclusive por duas equipes do futebol uruguaio, Liverpool e Peñarol. “Claro que vencer campeonatos não é o grande objetivo na base, mas a competição é parte importante de qualquer processo de formação”, disse o treinador coxa-branca.
“É claro que eles estão no começo da trajetória, mas é extremamente importante que desde o começo da formação busquemos formar jovens com mentalidade vencedora, que saibam ser competitivos. O EFIPAN é a primeira grande competição que esses garotos disputaram a resposta foi muito positiva”, emendou Nogueira.
O jogo
Pela primeira vez, o Coritiba entrou em campo para disputar uma final de EFIPAN. Mesmo jogando no município gaúcho de Alegrete, o Coxa não se intimidou e logo aos dois minutos tentou com Rian de fora da área. O Grêmio respondeu com Guilherme, mas o goleiro coritibano Emerson salvou.
Apesar de esboçar uma pressão no início da partida, o Grêmio não controlou o jogo e viu a piazada coxa-branca tomar conta do setor de meio campo. Nícolas e Rian tiveram boas chances de abrir o marcador, mas pararam no goleiro Téo.
No último lance da primeira etapa o Coxa abriu o placar. Ângelo cobrou escanteio e Igor testou firme para o gol, colocando o Coritiba à frente na grande final do EFIPAN.
No segundo tempo o Grêmio voltou buscando o ataque e antes dos 10 minutos viu o goleiro coxa-branca Emerson fazer duas grandes defesas, evitando o empate dos gaúchos.
Na metade do segundo tempo, Nícolas teve a chance de matar a partida, mas novamente brilhou a estrela do goleiro gremista, Téo.
O Grêmio achou o empate a três minutos do fim. Após grande jogada individual, Guilherme chutou, Emerson fez a defesa parcial e Murilo marcou, levando a decisão para os pênaltis.
Nas penalidades máximas deu Coxa. Com gols de Thomaz, Ângelo e Vitinho o Coxa fez 3 a 1 nos gaúchos e comemorou o inédito título.
Os campeões:
Atletas: Emerson, Ramon, Fabio, Gabriel Jorge, Vitinho, Ângelo, Gabriel Brum, Thomaz, Nícolas, Thyago, Igor, Pedro Henrique, Matheus Eduardo, Alisson, Bernardo, Leonardo, Guilherme Morando, Luis Gabriel, Messias, Marcos, Rian, Gabriel e Adnilton
Comissão técnica: João Nogueira (Técnico); Carlos André (Preparador físico);Murilo Balbino (Auxiliar técnico); Julio Sergio (Massagista); Rafael dos Santos (Roupeiro); Lucas Barreto (Filmagem técnica); Marcos Paulo Lopes (chefe de delegação).
Nenhum comentário:
Postar um comentário