terça-feira, 30 de dezembro de 2014

SANTOS - Captação de talentos

O departamento de avaliação do Santos FC tem um novo projeto para encontrar joias por todo o Brasil. Trata-se de uma pre-avaliação para as categorias de base do Alvinegro Praiano feita a partir de vídeos enviados para o e-mail (analise.santos@santosfc.com.br) de garotos bons de bola. Aqueles que se adequarem às necessidades do Clube serão convidados para uma avaliação pessoal no Centro de Treinamento do time da Vila, na cidade de Santos.

Para participar é fácil. Os interessados devem enviar o link do vídeo, já hospedado no YouTube, no corpo do e-mail. É necessário incluir também as informações gerais do jovem, como o nome, idade (maiores de 10 anos), endereço, contato, peso, altura e posição. É importante que os vídeos tenham, no mínimo, cinco minutos e que mostrem as principais características do avaliado.

Santos Futebol Clube

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Processo de seleção de talentos do Coxa


Agendamento: segunda a sexta-feira das 8h às 11h30 e das 13h às 17h30.

Telefone: (41) 3666-5936/3666-6262

Para os atletas que desejam ser avaliados, o Coritiba possui o Sistema de Avaliação e Seleção de Talentos.

Com turmas de no máximo 40 atletas da mesma categoria, os atletas serão avaliados através de treinamentos físicos, técnicos e táticos no período de uma semana (de segunda a sexta-feira). Após esta primeira semana de avaliação, os aprovados serão agendados para uma segunda etapa junto com o grupo principal de sua categoria durante mais uma semana, para então receberem um aval definitivo da respectiva comissão técnica.

Participe da Seleção de Talentos! Você poderá ser mais um talento nas Categorias de Base do Coxa, uma verdadeira da fábrica de craques!

Serviço
Para a semana de avaliação será cobrada uma taxa de inscrição de R$ 80,00. Para aqueles que necessitam de alojamento, alimentação e transporte do alojamento até o Centro de Treinamento, devem realizar contato com a Secretaria, pelo telefone: (41) 3666-5936/3666-6262 

Documentos necessários:
  • Documento de Identidade ou Certidão de Nascimento;
  • Teste Ergométrico (Teste de Esforço) com atestado médico para atletas nascidos entre 1995 e 2000 (categorias Infantil, Juvenil e Júnior);
Material esportivo: o atleta deve trazer seu próprio material esportivo: calção, meiões, caneleira, camisa e chuteira (que não poderá ser de seis travas ou travas de alumínio). O material não poderá ser de outro clube, deverá ser neutro ou do Coritiba Foot Ball Club.

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Grêmio impõe limite de jogadores na base e cerca de 40 garotos podem sair

Luciano Dias, campeão da Libertadores pelo clube na década de 90, sob o comando de Felipão, assume cargo de gestão na base pela 1ª vez e promete muito trabalho

O Grêmio terá um trabalho árduo no futebol profissional em 2015, e será assim também nas categorias de base. A troca de comando ocorreu no começo de dezembro, com a chegada de Luciano Dias após a saída de Junior Chávare para o São Paulo. O novo executivo, na verdade, é um velho conhecido. Foi zagueiro tricolor e, sob o comando de Felipão, foi campeão da Libertadores de 1995. Tem conhecimento do clube, mas pela primeira vez assume a função. Por isso, a tarefa de análises do que tem a sua disposição é maior. Planeja estar totalmente ambientado e por dentro de tudo o que lhe diz respeito em cerca de seis meses. Mas, logo de início, se depara com um grande desafio: enxugar os grupos de todas as divisões.

Faz parte da nova política do Grêmio limitar o número de jogadores nas categorias de base, bem diferente do projeto de garimpo e contratações de meninos durante a gestão passada. Conforme Luciano, é consenso no clube um total em torno de 25 em cada plantel. Com isso, a lista de garotos que sairá será grande.

- Algumas dispensas acontecerão, são muitos atletas. Essa é uma determinação do presidente, de enxugar as categorias. O ideal é ter em torno de 25 em cada. Assim é possível ter uma qualidade maior de trabalho, a gente fica mais criterioso - explica, em entrevista ao GloboEsporte.com. - (Podem sair) em torno de 40. Alguns têm contrato se encerrando, outros estão em último ano de sub-20 e sem interesse do profissional. Vamos ter que reduzir, ser mas criteriosos. A gente sabe que tem muita gente com qualidade - completa.

Por ainda estar no início dos trabalhos, Luciano busca mais informações sobre a base do Grêmio. Faz reuniões com a direção, tanto com coordenadores das categorias inferiores como os dirigentes do profissional. Já conversou com Felipão, mas ainda precisa se aprofundar em diversas questões. Como existe o foco no trabalho em conjunto entre os dois departamentos, as reuniões e trocas de informações serão cada vez mais constantes. 

- Trabalhei com ele (Felipão) durante três anos. Temos uma proximidade, conversamos algumas coisas. O profissional está cuidando da pré-temporada, de reforços... Tivemos algumas conversas mais diretas em relação a assuntos mais importantes, e na volta da pré-temporada vamos ter mais tempos para reuniões com o profissional e ver as diretrizes em conjunto. Vai ser um trabalho de aproximação total, trabalhamos juntos.

Olhares para dentro de casa

Essa relação também é importante para definir quem deverá ser aproveitado no grupo principal no futuro, e quem não entra no perfil e acabará deixando o clube. Para a pré-temporada do elenco principal, por exemplo, a direção já antecipou que subirão entre 16 e 18 jovens. No total, serão 35 atletas dando início ao trabalho em Gramado, na serra gaúcha, em janeiro. E todos serão observados, como já garantiu o presidente Romildo Bolzan Júnior em suas entrevistas. 

Dentro todas as categorias, na opinião de Luciano, a que mais se destaca atualmente, tanto pelo entrosamento como pela qualidade dos jogadores, é a sub-17. Acompanhou dois treinamentos do grupo e gostou do que viu. E é justamente deste elenco que desponta o Lincoln, de 16 anos, chamado de "diamante negro" por Felipão e que pode ser considerado a joia tricolor para 2015. Aos poucos, vai dando atenção a todas as divisões, desde os meninos do infantil ao sub-20. Na sub-19, acredita ele, o trabalho será maior. Com poucos jogos durante este ano - 14 - o objetivo será aproveitar mais este grupo nas competições. A começar pela Taça São Paulo de Futebol Júnior.

Como em 2015 um dos objetivos é equilibrar as finanças do clube, mais garotos serão utilizados. Com dificuldade de encontrar dois laterais para substituir Zé Roberto e Pará, por exemplo, os olhares se voltaram para o que o Grêmio já tem dentro de casa. Um lateral-esquerdo foi contratado. É Marcelo Oliveira, ex-Palmeiras. Para o lado direito nenhum nome surgiu. A saída pode estar na base. 

Neste fim de ano, a direção já avisou que não haverá outros anúncios sobre contratações. Antes de Marcelo, o meia Douglas foi oficializado em seu retorno ao clube. Para o ataque, após a saída de Dudu, os meninos Everton e Erik disputam uma vaga. Novidades, se ocorrerem, serão informadas a partir de janeiro. Fato é que a presença de garotos, que já era grande em 2014, aumentará na próxima temporada. 

E não será agora que haverá o corte na base. No começo de 2015 ainda serão disputadas competições. Conforme projeta Luciano, essas definições deverão ocorrer a partir de fevereiro. A partir deste mês o planejamento será traçado para o longo do ano, com os novos grupos e as torneios que se iniciarão. 

Quem é Luciano Dias

Formado nas categorias de base do Grêmio, desde as escolinhas, o zagueiro Luciano Dias começou nos profissionais em 1990 e teve passagem marcante no Tricolor. Em sete anos foi pentacampeão gaúcho, bicampeão da Copa do Brasil, campeão brasileiro, campeão da Libertadores e da Recopa Sul-Americana. Após passagem pela Bélgica, ainda conquistou novamente o Brasileirão quando defendeu o Corinthians. Teve passagem pelo Fluminense antes de encerrar a carreira em 2002, quando defendeu o Mamoré, de Minas Gerais.

Depois, virou treinador. Em 2008, no comando do Botafogo-SP, conseguiu o acesso para a Série A2 do Paulistão. O acesso veio novamente em 2010, quando levou o Noroeste-SP para a Série A1 do Paulista. No ano de 2012, levou o São Bernardo-SP para a primeira divisão. A última conquista veio no primeiro semestre de 2014, quando sagrou-se campeão estadual no comando do Cuiabá-MT.

Globo Esporte

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Professor Gaúcho é campeão sub 11 e sub 13 de futebol sete

As finais das séries Ouro e Prata de Futebol Sete, Sub-11, Sub-13, Sub-15 e Sub-17, da Copa Gaúcho de Categoria de Base foram disputadas, no domingo, 14 de dezembro, na MAP Sports, em Porto Alegre.
O campeonato que teve abertura no mês de junho teve a participação de 40 associações, clubes e escolinhas, envolvendo mais de 600 atletas.
O Clube do Professor Gaúcho conquistou na série Ouro em duas categorias, sub-11 e sub-13. Na sub-11, venceu o São Leo pelo placar de 2 x 1, com direito a gol de falta do goleiro Victor ao final da partida. Além da taça de campeão, o CPG, nesta categoria, papou a artilharia, Diego Rodrigues, e o goleiro menos vazado ficou com Victor Boehl. A Série Prata do sub-11 teve o Atlético Gaúcho como campeão vencendo o Santos FC pelo placar de 7 a 1.
No sub-13, o Clube do Professor Gaúcho conquistou mais uma taça ao bater o PetrópoleTênis Clube no shoot-out, após empatarem por 1 a 1 no tempo normal na Ouro, destaque para o goleiro menos vazado da competição Robert Souza, do CPG. Na Prata, o Ipanema Sports superou a escolinha Super 10 por 2 a 0.
Na série Prata sub-15, o Atlético Gaúcho goleou por 6 a 0 o Ipanema Sports e sagrou-se campeão. Na Ouro, a final não foi de quem venceu em campo e sim no TJD. Depois de ter sido interposto recurso, pelo Petrópole, alegando a inscrição de mais de dois atletas federados no futebol de campo, o Professor Gaúcho não disputou a final por ter sido desclassificado; sendo assim, o Petrópole herdou a vaga à final. No entanto, a La U derrotou o Petrópole por 3 a 1 para ficar com o título.
Na Sub-17, o Sogipa venceu a La U por 2 a 0, tornando-se campeã da série Ouro. Não teve disputa na Prata.

domingo, 7 de dezembro de 2014

Raceng de Viamão é campeão da Copa Cachoeirinha

Equipe viamonense disputou na categoria sub-11 de futebol de campo e venceu invicta

Neste fim de semana, aconteceu mais uma edição da 4ª Copa Cidade de Cachoeirinha de categorias de base.
A competição reuniu equipes das cidades de Cachoeirinha, Viamão Gravataí, Canoas, Sapucaia do Sul, Guaíba e Esteio. Os jogos foram realizados nos campos do Nova Cachoeirinha, Havaí e Canarinho.
O AEC Raceng, representante da cidade de Viamão, disputou a competição na categoria Sub-11. Os atletas, sob comando dos técnicos Eduardo Ribeiro e Denis Ricoldi, foram os campeões invictos, sem levar nenhum gol.
Na estreia, venceram por 4 x 0, a equipe de Cachoeirinha, depois passaram por EFAC, de Guaíba, por 2 x 0. Na semi, vitória sobre a equipe de Canoas, para a final vencer o Tiger-CEPE de Esteio pelo placar de 1 x 0.

A competição é promovida pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer com apoio da Liga Municipal de Desportos (Limudes). 

A lateralidade cruzada e os goleiros


A definição de lateralidade é a predominância de mão, visual e pedal. Tanto o fator genético (hereditariedade), como o ambiental (experiências motoras), desenvolvidos ao longo da vida e que se manifestam inicialmente na infância, influenciam na preferência de uma pessoa. Por exemplo, se a pessoa escreve e chuta com o pé direito, dizemos que esta pessoa é destra-homogênea, se ela escreve com a mão esquerda e chuta com o pé esquerdo, chamamos ela de canhota-homogênea e caso possua a dominância espontânea nos dois lados do corpo, executa os mesmos movimentos em ambos os lados(os de escrita e /ou chute) são chamadas de ambidestras. 

Sabe-se que a metade esquerda do corpo é controlada pelo hemisfério direito do cérebro, ao passo que a outra metade é controlada pelo hemisfério esquerdo. Quando há dominância do hemisfério esquerdo, temos o indivíduo destro; quando ocorre a dominância do hemisfério direito, temos o indivíduo canhoto. É legítimo, porém, admitir que haja colaboração dos dois hemisférios na elaboração da inteligência. O indivíduo canhoto é o inverso do destro, que isso implica uma organização cerebral diferente. 

Porém, podem ocorrer, alguns casos em que a pessoa contrarie essa tendência natural e passe a utilizar a mão ou o pé não dominante em detrimento da dominante. Neste caso ela possui lateralidade cruzada, quando usa a mão direita e o pé esquerdo ou qualquer outra combinação. 

Um fator, extremamente interessante tem sido observado e nos leva a uma interessante questão: porque a Lateralidade Cruzada é o denominador comum de diversos goleiros de elite?

Vamos a alguns exemplos: Thibaut Courtois, Iker Casillas, Dida, Hugo Lloris, Jefferson, Roman Weidenfeller, entre outros. Ambos possuem uma característica em comum: destros de mão e canhotos com os pés, além disso, são goleiros de elite, tendo passagens pelas seleções de seus países.

A explicação para esse sucesso é simples e refere-se ao desenvolvimento dos hemisférios do cérebro. Um indivíduo ambilateral, sobretudo um atleta de alto nível, consegue desenvolver uma organização cerebral diferente de um indivíduo completamente destro ou completamente canhoto. A plasticidade neural que confere ao cérebro a habilidade para assumir funções específicas como resultado da experiência, ou seja, os neurônios podem modificar suas conexões conforme o uso de determinados circuitos neurais.

Em resumo, a lateralidade cruzada mostra a capacidade do atleta em integrar de modo eficaz os dois lados do corpo, sendo uma espécie de radar, que contribuí muito com a percepção, sensibilidade e orientação de um goleiro dentro de uma partida de futebol. Em termos de motricidade, temos uma competência por parte dos ambilaterais, que desenvolveram elevada orientação em campo.

Não que um goleiro ambilateral seja melhor que um destro ou canhoto, mas esse fator, sem dúvidas é um diferencial bem interessante, mas que não servirá de nada, caso o atleta não tenha empenho na prática da modalidade.