quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Grêmio impõe limite de jogadores na base e cerca de 40 garotos podem sair

Luciano Dias, campeão da Libertadores pelo clube na década de 90, sob o comando de Felipão, assume cargo de gestão na base pela 1ª vez e promete muito trabalho

O Grêmio terá um trabalho árduo no futebol profissional em 2015, e será assim também nas categorias de base. A troca de comando ocorreu no começo de dezembro, com a chegada de Luciano Dias após a saída de Junior Chávare para o São Paulo. O novo executivo, na verdade, é um velho conhecido. Foi zagueiro tricolor e, sob o comando de Felipão, foi campeão da Libertadores de 1995. Tem conhecimento do clube, mas pela primeira vez assume a função. Por isso, a tarefa de análises do que tem a sua disposição é maior. Planeja estar totalmente ambientado e por dentro de tudo o que lhe diz respeito em cerca de seis meses. Mas, logo de início, se depara com um grande desafio: enxugar os grupos de todas as divisões.

Faz parte da nova política do Grêmio limitar o número de jogadores nas categorias de base, bem diferente do projeto de garimpo e contratações de meninos durante a gestão passada. Conforme Luciano, é consenso no clube um total em torno de 25 em cada plantel. Com isso, a lista de garotos que sairá será grande.

- Algumas dispensas acontecerão, são muitos atletas. Essa é uma determinação do presidente, de enxugar as categorias. O ideal é ter em torno de 25 em cada. Assim é possível ter uma qualidade maior de trabalho, a gente fica mais criterioso - explica, em entrevista ao GloboEsporte.com. - (Podem sair) em torno de 40. Alguns têm contrato se encerrando, outros estão em último ano de sub-20 e sem interesse do profissional. Vamos ter que reduzir, ser mas criteriosos. A gente sabe que tem muita gente com qualidade - completa.

Por ainda estar no início dos trabalhos, Luciano busca mais informações sobre a base do Grêmio. Faz reuniões com a direção, tanto com coordenadores das categorias inferiores como os dirigentes do profissional. Já conversou com Felipão, mas ainda precisa se aprofundar em diversas questões. Como existe o foco no trabalho em conjunto entre os dois departamentos, as reuniões e trocas de informações serão cada vez mais constantes. 

- Trabalhei com ele (Felipão) durante três anos. Temos uma proximidade, conversamos algumas coisas. O profissional está cuidando da pré-temporada, de reforços... Tivemos algumas conversas mais diretas em relação a assuntos mais importantes, e na volta da pré-temporada vamos ter mais tempos para reuniões com o profissional e ver as diretrizes em conjunto. Vai ser um trabalho de aproximação total, trabalhamos juntos.

Olhares para dentro de casa

Essa relação também é importante para definir quem deverá ser aproveitado no grupo principal no futuro, e quem não entra no perfil e acabará deixando o clube. Para a pré-temporada do elenco principal, por exemplo, a direção já antecipou que subirão entre 16 e 18 jovens. No total, serão 35 atletas dando início ao trabalho em Gramado, na serra gaúcha, em janeiro. E todos serão observados, como já garantiu o presidente Romildo Bolzan Júnior em suas entrevistas. 

Dentro todas as categorias, na opinião de Luciano, a que mais se destaca atualmente, tanto pelo entrosamento como pela qualidade dos jogadores, é a sub-17. Acompanhou dois treinamentos do grupo e gostou do que viu. E é justamente deste elenco que desponta o Lincoln, de 16 anos, chamado de "diamante negro" por Felipão e que pode ser considerado a joia tricolor para 2015. Aos poucos, vai dando atenção a todas as divisões, desde os meninos do infantil ao sub-20. Na sub-19, acredita ele, o trabalho será maior. Com poucos jogos durante este ano - 14 - o objetivo será aproveitar mais este grupo nas competições. A começar pela Taça São Paulo de Futebol Júnior.

Como em 2015 um dos objetivos é equilibrar as finanças do clube, mais garotos serão utilizados. Com dificuldade de encontrar dois laterais para substituir Zé Roberto e Pará, por exemplo, os olhares se voltaram para o que o Grêmio já tem dentro de casa. Um lateral-esquerdo foi contratado. É Marcelo Oliveira, ex-Palmeiras. Para o lado direito nenhum nome surgiu. A saída pode estar na base. 

Neste fim de ano, a direção já avisou que não haverá outros anúncios sobre contratações. Antes de Marcelo, o meia Douglas foi oficializado em seu retorno ao clube. Para o ataque, após a saída de Dudu, os meninos Everton e Erik disputam uma vaga. Novidades, se ocorrerem, serão informadas a partir de janeiro. Fato é que a presença de garotos, que já era grande em 2014, aumentará na próxima temporada. 

E não será agora que haverá o corte na base. No começo de 2015 ainda serão disputadas competições. Conforme projeta Luciano, essas definições deverão ocorrer a partir de fevereiro. A partir deste mês o planejamento será traçado para o longo do ano, com os novos grupos e as torneios que se iniciarão. 

Quem é Luciano Dias

Formado nas categorias de base do Grêmio, desde as escolinhas, o zagueiro Luciano Dias começou nos profissionais em 1990 e teve passagem marcante no Tricolor. Em sete anos foi pentacampeão gaúcho, bicampeão da Copa do Brasil, campeão brasileiro, campeão da Libertadores e da Recopa Sul-Americana. Após passagem pela Bélgica, ainda conquistou novamente o Brasileirão quando defendeu o Corinthians. Teve passagem pelo Fluminense antes de encerrar a carreira em 2002, quando defendeu o Mamoré, de Minas Gerais.

Depois, virou treinador. Em 2008, no comando do Botafogo-SP, conseguiu o acesso para a Série A2 do Paulistão. O acesso veio novamente em 2010, quando levou o Noroeste-SP para a Série A1 do Paulista. No ano de 2012, levou o São Bernardo-SP para a primeira divisão. A última conquista veio no primeiro semestre de 2014, quando sagrou-se campeão estadual no comando do Cuiabá-MT.

Globo Esporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário